Equinotec - Bosch Rexroth Portugal :: News-detail

ACTIVEMOVER BOSCH REXROTH - AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM 240%

O maior objetivo de qualquer fabricante é aumentar a produtividade rentabilizando ao máximo o espaço disponível. Muitas vezes o espaço disponível é limitado para sistemas projetados que respondam a determinadas necessidades.

O desafio está em aumentar a produção utilizando o mínimo de espaço possível e a Bosch Rexroth conseguiu responder com sucesso a este desafio!

Quer saber como? Então preste atenção ao seguinte case study.

Case study:

Na América do Norte, a Bosch Rexroth já alcançou o que, supostamente, seria impossível para um dos seus clientes. A solução que fez toda a diferença foi o sistema transfer ActiveMover que comprovou a sua alta flexibilidade.

O ActiveMover permitiu ao cliente:

- Consolidar duas estações numa só
- Reduzir a área ocupada em 44% por linha
- Produzir quase três vezes mais, no mesmo período de tempo que produzia com outro sistema, e ocupando basicamente a mesma área

O que levou o cliente a essa necessidade de mudança?
O cliente enfrentou uma necessidade inesperada de produzir um produto complexo em grande escala, o que exigiu um rápido aumento na produção. Como a fábrica tinha um espaço limitado para novos sistemas, o cliente foi forçado a conectar duas máquinas com tempos de ciclo diferentes por meio de uma correia transportadora clássica com capacidade limitada de amortecedor.

O sistema ocupava um espaço com cerca de 80 m². Três estações múltiplas no sistema cobriam os processos mais longos para reduzir os prazos de entrega. Todo o processo envolveu um total de nove etapas de trabalho.
Os engenheiros sabiam que essa configuração atual nunca iria gerir mais de 50 produtos por minuto e qualquer aumento de capacidade planeado exigiria a alteração do layout básico.

Foi aí que a Bosch Rexroth entrou.
A Equipa da Bosch Rexroth sugeriu o utilização do ActiveMover como elemento central da operação. É composto por secções retas e unidades curvas, com motores lineares de baixo desgaste e verticalmente instalados, numa forma oval fechada. As paletes das peças de trabalho viajam por toda a seção para posições especificadas com precisão, independentemente um do outro. Eles podem até se aproximar de várias posições dentro de uma estação, uma após a outra, e mudar a sua direção de movimento. As estações de processamento individuais são instaladas na forma oval do ActiveMover a partir do exterior, o que as torna facilmente acessíveis.

Voilá! De nove etapas de produção passaram a ser apenas duas
Os engenheiros conseguiram integrar todas as estações no ActiveMover em duas etapas. Isso permitiu desacoplar as estações de processamento com diferentes tempos de ciclo e economizar numa variedade de estações múltiplas.

O resultado: em oposição à área útil de 80 m² do sistema original, o cliente agora precisa de menos de 45 m². Isto corresponde a uma rentabilização de espaço em 44%. Ao mesmo tempo, a produção por sistema aumentou 20%. O cliente instalou mais ou menos duas máquinas com maior produtividade no espaço original disponível, aumentando assim a produtividade em 240%

Na Equinotec, temos a engenharia Bosch Rexroth à sua disposição. Veja mais aqui.